30 de nov. de 2009

DEFINIÇÕES

Alguns conceitos que envolvem o tema:

Antropometria Estática/ Estrutural: Estudam-se as dimensões lineares (alturas, comprimentos, perímetros e diâmetros) e o peso do corpo, que vão permitir melhorar a zona de trabalho do operador, fazendo com que ele não sinta qualquer constrangimento no exercício das suas funções. Ou seja, comporta um conjunto de medidas bidimensionais ou tridimensionais, que definem com a melhor precisão possível os tamanhos e formas humanas.
Somatótipo: entendido como a quantificação dos três componentes derivados dos três folhetos embrionários que determinam a estrutura morfológica do indivíduo, e designam-se de: Endomorfismo (folheto endodérmico), exprime o grau de desenvolvimento em adiposidade (711 endomorfo puro); Mesomorfismo (folheto mesodérmico), traduz o desenvolvimento músculo-esquelético relativo, em relação à altura (171 mesomorfo puro) e Ectomorfismo (folheto ectodérmico), traduz a linearidade ou o grau de desenvolvimento em comprimento (117 ectomorfo puro).



Composição Corporal: é o estudo dos diferentes componentes químicos do corpo humano, a sua análise permite a quantificação de grande variedade de componentes corporais, tais como água, proteínas, gordura, hidratos de carbono, minerais, etc., variando as suas quantidades de indivíduo para indivíduo.
Medidas Antropométricas: As medidas convencionais em Antropometria incluem distâncias entre pontos ou linhas (alturas, comprimentos e diâmetros), perímetros, superfícies, volumes e medidas de massa e de gordura subcutânea.



Altura: distância de qualquer ponto a um plano, tirada no plano sagital em linha recta. Altura Total (distância do vértex ao solo); Altura Ílio-espinal; Altura Tibial; Altura Sentado (distância vértico-esquiática).
Comprimento: distância entre 2 pontos de referência, ou entre 1 ponto de referência e 1 linha, tirado num plano paralelo ao eixo longitudinal do segmento.
Diâmetro: distância entre 2 pontos antropométricos que passa pelo centro da secção transversal do segmento a medir, tirado em linha recta, perpendicularmente ao eixo longitudinal do segmento.
Perímetros (circunferências): medidas circulares tiradas no plano horizontal, perpendicularmente ao eixo longitudinal do segmento que queremos medir. São medidas da totalidade do segmento, isto é, do osso, músculo, tecido adiposo e pele. Perímetro da Cabeça; Perímetro do Pescoço.
Superfícies: obtidas por meio de fórmulas a partir de medidas simples. Podemos, por exemplo, calcular a superfície total do nosso corpo com base nas medidas do peso e altura total.
Pregas Adiposas: medidas locais de espessura de uma camada dupla de pele e gordura subcutânea.
Massa Corporal ou Peso: medida da massa corporal total obtida com uma balança.
Plano de Frankfurt: linha imaginária que passa pelo ponto mais baixo do bordo inferior da órbita direita (orbitale) e pelo ponto mais alto do bordo superior do meato auditivo externo direito (trago). Esta linha deverá estar na horizontal ao serem tomadas as medidas com o testado em pé ou sentado, na vertical, caso as medidas sejam tomadas com o testado deitado.



Pontos Antropométricos: utilizados para a realização das medidas antropométricas no campo da Educação física. Os pontos principais são: Mesoesternale (ponto localizado no corpo do esterno na interseção do plano medial com o plano horizontal que passa ao nível da 4ª articulação condro-esternal); Acromiale (ponto mais lateral a nível do bordo mais lateral acromial direito e esquerdo); Trochanterion (ponto mais superior do grande trocanter do fêmur direito e esquerdo); Tibiale Mediale (ponto no bordo superior da tuberosidade medial da tíbia direito e equerdo); Ileocristale (ponto mais lateral da crista ilíaca direito e esquerdo); Sphrion Tibiale (ponto localizado na extremidade mais distal do maléolo tibial direito e esquerdo) e Thelion (correspondente aos mamilos direito e esquerdo).


Referências:
ROCHA, Paulo Eduardo Carnaval Pereira. Avaliação Antropométrica: Pontos Antropométricos. In: ROCHA, Paulo Eduardo Carnaval Pereira. Medidas e Avaliação em Ciências do esporte. 6ª edição. Rio de Janeiro: Sprint, 2004. P. 18-19.
MARTA LUÍS. Módulo de Antropometria. Disponível em: www.forma-te.com/mediateca/download.../3432-antropometria.html.

Nenhum comentário:

Postar um comentário